Então, o verão chegou oficialmente! As praias estão mais lotadas do que nunca e a gente começa a querer abandonar aquela palidez de ar-condicionado, pegar um solzinho e um bronzeado!
Todos os anos, principalmente nesta época, ouvimos centenas de recomendações para a exposição ao sol, algumas que já ficaram até “cansativas” de tanto a gente escutar, mas tem sempre um detalhe que a gente esquece! Então, para ninguém correr o risco nesse verão, resolvi montar um post bem completo com as dicas essenciais para adquirir "aquele" tão desejado bronze.
A radiação ultravioleta vinda do sol é composta por duas outras radiações diferentes, a UVA e a UVB. A UVA está associada ao envelhecimento da pele e é intensa durante todo o dia, enquanto a UVB provoca as queimaduras solares e é mais intensa das 10h às 16h, horário em que a exposição ao sol deve ser evitada.
Portanto é preciso estar atenta aos filtros solares e seus fatores. Falando nisso, o próximo post vai ser sobre os melhores filtros solares. Eles devem apresentar proteção contra essas duas radiações (UVA e UVB). Basta dar uma lida no rótulo antes de comprar! Vale lembrar também que o protetor não impede o bronzeamento, mas sim permite que ele seja mais seguro e duradouro. Então, sem desculpas, ok?
Antes de ir à praia, pensar na alimentação também ajuda! Alimentos ricos em betacaroteno e vitaminas A e C também favorecem o bronzeamento. Nesta listinha, entram legumes, frutas e verduras de cores alaranjadas e verde-escuras, como cenouras, mamão, manga, espinafre, ou couve, entre outros. Para quem faz cara feia para esses alimentos, por que não investir em uma saladinha de frutas, um suco geladinho ou uma salada de folhas em um almoço mais leve?! Assim fica tudo mais saboroso!
Além desses cuidados na alimentação, existem os chamados nutricosméticos, que são basicamente cápsulas compostas por betacaroteno e vitamina C. Assim, elas auxiliam o corpo na produção de melanina (responsável pela pigmentação da pele) e combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele. É recomendado que essas cápsulas sejam ingeridas uma vez ao dia, começando quatro semanas antes e durante todo o período de exposição ao sol. É mais uma ajuda para ficar com um bronzeado bonito e que dure mais tempo.
E já que os cosméticos estão aqui para ajudar, podemos também recorrer aos autobronzeadores. Essas loções não trazem risco à saúde, pois não bronzeiam de fato, eles tingem a pele em um tom marrom-alaranjado. Entretanto, devemos ter cuidado na aplicação, que deve ser homogênea para que a pele não fique com tons diferentes.
Uma coisa super importante de lembrar é que existem dois tipos de bronzeamento: o imediato, que é aquela vermelhidão que se segue à exposição ao sol e que dura até 24 horas, e o tardio, que se inicia após dois ou três dias de exposição com a formação de melanina nova. Portanto, não adianta ter pressa! Pra ficar com a pele mais morena e com uma cor que dure mais tempo, serão necessários alguns dias sob o sol, tomando os devidos cuidados! E, para manter a pele sempre saudável, cuidados pós-sol também são importantíssimos!
Espero que o post tenha esclarecido tudo. Qualquer duvida, pergunte nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário