Saiba mais e inspire-se: Audrey Hepburn

  


   Audrey Hepburn (1929 — 1993) foi uma atriz e modelo que nasceu na Bélgica, mas que foi radicada na Inglaterra e Holanda. Audrey é até hoje uma lenda do cinema e um ícone de estilo e moda. 
   
   Os pais de Audrey se divorciaram quando ela tinha 9 anos. Para manter a jovem afastada das brigas familiares, sua mãe enviou-a para um internato na Inglaterra, onde ela se apaixonou pela dança, aprendendo balé. Todavia, em 1939 estouraria a Segunda Guerra Mundial, e a Inglaterra declarou guerra à Alemanha. A mãe de Audrey decidiu então levá-la para viver na Holanda, país neutro que - ela imaginava - não seria invadido pelos alemães. A situação na Holanda foi bem diferente da planejada. Com a invasão nazista, a vida da família foi tomada por uma série de privações. Audrey teve muitas vezes de comer folhas de tulipa para sobreviver. Envolvida com a Resistência, muitos de seus parentes seriam mortos na sua frente. Ela participaria de espetáculos clandestinos de balé para angariar fundos e levaria mensagens secretas em suas sapatilhas. 
    
   Com o fim da Guerra, Audrey e sua mãe mudaram-se para a Inglaterra, onde ingressou na prestigiada escola de dança Marie Lambert. Mas sua professora foi categórica: ela era alta demais e não tinha talento suficiente para tornar-se uma bailarina prima. Desiludida, passou a trabalhar como corista e modelo fotográfica para garantir o sustento da família.
    
   Depois disso, Audrey se tornou um ícone de estilo e a terceira maior lenda feminina do cinema. Estreou em filmes como Bonequinha de Luxo e A Princesa e o Plebeu. 

    A MUSA DE GIVENCHY Audrey Hepburn com um vestido de organza no ateliê de Hubert de Givenchy, em Roma, 1958. O estilista vestiu a atriz dentro e fora das telas (Foto: AP) 

"Suas pernas eram compridas demais, a cintura muito fina, os pés muito grandes, assim como os olhos, o nariz e as narinas enormes. Quando sorria, revelava uma boca que engolia todo o rosto. Ele era até meio redondo, pobrezinha. Mas mostrava tanta segurança no movimento, que suas imperfeições ficavam para trás. Como uma coisinha tão jovem podia ter entendido postura tão completamente?”   A escritora francesa Sidonie Gabrielle traduziu imediatamente com esse texto, o que tanto intrigava mulheres daquela época. Como, dentre tantas beldades loiras com corpo curvilíneo (Marilyn Monroe, Doris Day ou Anita Ekberg), Audrey Herburn conseguiu tanto destaque em Hollywood,  no mundo da moda e ícone de alta influência mesmo nos dias de hoje? O que faz dela, algo atemporal

    CONTEMPORÂNEA Audrey desfila com casaco Rose Bertin, óculos Goldsmith, bolsa Gucci e sapatos Chanel. Seu estilo clássico  perdura até hoje (Foto: Camera Press/Photomasi  )

   Ela era cuidadosa com a vida pessoal, sem deixar de ser espontânea e atenciosa com a mídia e os fãs. Parte de sua maturidade para lidar com a fama é atribuída aos apuros que passou durante a Segunda Guerra Mundial, entre a infância e a adolescência. Nos seis anos em que viveu na Holanda ocupada pelos nazistas, testemunhou o extermínio de parentes e passou muitos períodos de fome. Já adulta, disse: “Ao ler Anne Frank, me reconheci em seus medos e tristezas”. As marcas da guerra não ficaram só em sua memória. A desnutrição deixou a atriz com problemas de metabolismo. Sempre teve dificuldade em ganhar peso. 

         
   O falecimento de Audrey se deu em virtude de um câncer de apêndice, em 20 de janeiro de 1993, na cidade de TolochenazSuíça. 20 anos após sua morte, ainda é idolatrada por mulheres e fashionistas do mundo inteiro, como um exemplo de mulher em todos os aspectos. 

    

Quer se inspirar em uma make elegante da atrizBasta contornar os olhos com delineador ou lápis preto e, em seguida, aplicar sombra prateada com muito brilho na pálpebra móvel. No quesito penteado, o coque com topete alto e franjinha era uma das principais marcas de estilo de Audrey.

                                   Diva! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário